sexta-feira, 4 de maio de 2012

Rio + 20...+19...+18...+17...

Caos e Clorofila tem se atualizado quanto as questões da Rio + 20 nos últimos meses. Mas chamaram atenção duas notícias nos dois últimos dias: a primeira-ministra alemã, Angela Merkel, anuncia que não comparecerá à reunião, juntando-se ao primeiro-ministro britânico, David Cameron. E daqui para o meio deste mês: especula-se que Barack Obama não virá também para a Cidade Maravilhosa.
Aos poucos o evento vai se esvaziando e o que era para ser um reunião da Cúpula para decidir sobre assuntos como Mudanças Climáticas, Sustentabilidade e Conservação da Biodiversidade, tornar-se-á uma reunião de segundo escalão. Mas não somente pela ausência dos líderes citados acima, mas pela lógica perversa de que ninguém quer mudar o paradigma do desenvolvimento. Na prática, as ações a longo prazo não servem para as campanhas políticas em todo mundo.
Bem, o que esperar então do evento: os eventos paralelos, promovidos pelas ONGs, representações da sociedade civil e a população num modo geral.
Lembro-me bem da Rio 92, quando os eventos paralelos se enchiam de esperança, tão forte eram os debates entre representantes de diferentes segmentos da sociedade. Nasceram muitas ONGs de base aí...
Bem, o fato é que o Brasil chega cambaleando, carregando o peso deixado pelos nossos deputados, com o Novo Código Florestal. Perdemos a moral. Fato!
Cabe agora a mídia mostrar nossa indignação com o trato ao Meio Ambiente no Brasil, o descaso do governo, falta de políticas públicas, ações, etc e tal. Falta tudo, VETA TUDO! Já que as câmeras e microfones estarão apontados para o Brasil em junho e assim, sobrará mais tempo para os brasileiros aparecerem para o mundo aos gritos ACORDA DILMA! Gritar GOOOOOL deixem para 2014.
Colocamos um novo site clorofilado, com noíticas quentíssimas da Rio + 20. Entrem lá.
No mais, leiam o artigo de Washington Noaves sobre a convenção.

Bom final de semana!

Clemente


http://radarrio20.org.br/index.php?r=site%2Fview&id=236840

Nenhum comentário:

Postar um comentário